Sobre
João Gorjão Clara licenciou-se em medicina, na Faculdade de Medina da Universidade de Lisboa, no ano de 1969, com a média final de todas as cadeiras de 17 valores.
É especialista de Medicina Interna, de Cardiologia e tem a Competência em Geriatria pela Ordem dos Médicos
É Professor Catedrático de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Na sua vida profissional realizou todas as provas de progressão da Carreira Hospitalar até ao topo em duas especialidades, atingindo o grau de Chefe de Serviço em Cardiologia e em Medicina Interna. Fez ainda concurso de Provas Públicas, para Especialista de Cardiologia na Ordem dos Médicos, em Coimbra, em 1974.
Foi Chefe da Equipa de Medicina do Banco do Hospital de Santa Maria 20 anos e 18 anos residente da Unidade de Tratamento Intensivo para Coronários (UTIC Arsénio Cordeiro) do Hospital de Santa Maria
Em paralelo realizou toda a Carreira Docente de Professor Auxiliar a Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Desde há cerca de 30 anos que se interessa pela Geriatria sendo o primeiro Chefe de Serviço de Medicina Interna com o Perfil de Geriatria.
Neste âmbito fundou, em 1991, o Grupo de Estudos de Hipertensão Arterial do Idoso e organizou a primeira Consulta de Hipertensão Arterial do Idoso, do País.
É especialista europeu de hipertensão (Clinical Hypertension Specialist) pela Sociedade Europeia de Hipertensão.
Criou, no Hospital Pulido Valente, onde foi durante 10 anos Diretor do Serviço de Medicina, a primeira Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais, em Portugal, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Banco Comercial Português, da Fundação Luso-Americana, dos Laboratórios Delta.
Foi fundador e Coordenador da Unidade Universitária de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa/Academic Medical Center, no Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Nesta qualidade fundou a primeira Consulta de Geriatria no nosso País, em moldes internacionais, e a primeira Visita Domiciliária ao Doente Idoso.
É Membro da Academia Europeia de Medicina para o Envelhecimento (Membership of the European Academy for Medicine of Ageing).
É Membro do Conselho da Sociedade de Medicina Geriátrica da União Europeia (Full Board Memberof the European Union Geriatric Medicine Society)
É Membro do Conselho da Secção de Medicina Geriátrica da União Europeia dos Médicos Especialistas (Member of the Board of the Geriatric Section of the Union European Medical Specialists).
Colaborou na petição ao Bastonário da Ordem dos Médicos para o reconhecimento da Competência em Geriatria aceite em 31 de Maio de 2013
Tem a Competência em Geriatria reconhecida pela Ordem dos Médicos desde 2013
Foi Conselheiro do Conselho Médico Legal do Instituto de Medicina Legal I.P. de 2004 a 2010.
Foi Coordenador do Grupo de Estudos de Cardiologia Geriátrica da Sociedade Portuguesa de Cardiologia de 2006 a 2010.
É Coordenador do Grupo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna desde 2014
Foi (o primeiro) Regente da Cadeira de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que se designa por Introdução ás Doenças do Envelhecimento, e que marca o início do ensino obrigatório da Geriatria na Faculdade de Medicina de Lisboa, desde 2010.
Ganhou 11 prémios, 4 de investigação, de que se destaca o prémio Bial de Medicina de 1994, com o título “A Hipertensão Arterial do Idoso”, com base na experiência do “Grupo de Investigação e Tratamento do Hipertenso Idoso” que coordenou no Hospital de Santa Maria, o prémio “Nunes Corrêa Verdades de Faria – progresso da medicina na sua aplicação às pessoas idosas”, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em 1997, o terceiro prémio na vertente Acessibilidade, Prémio Hospitais do Futuro, com “O Desafio da Assistência ao Idoso” em 2011, o 2º prémio na categoria Educação, Prémio Hospitais do Futuro em 2013 com a “Unidade Universitária de Geriatria”. O Prémio Arnaldo Sampaio, em 2018, pelo trabalho Projeto PEN-S, estudo pioneiro onde investigou o estado nutricional, função cognitiva, sintomas de depressão, funcionalidade e depressão.
Publicou, em revistas nacionais e estrangeiras, mais de três centenas e meia de textos de investigação e de revisão sobre temas de cardiologia, de medicina, de geriatria e de divulgação de conceitos de educação para a saúde. Proferiu cerca de cinco centenas palestras, comunicações e conferências em Portugal e no estrangeiro, mais de um terço sobre temas geriátricos.
Foi Diretor da revista “Geriatria” órgão oficial da Sociedade Portuguesa de geriatria e Gerontologia de 2000 a 2003.
Foi Diretor da revista “Atualização em Geriatria” de 2000 a 2005.
Foi fundador e Diretor da “Revista Clínica e Saúde” do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.
Foi Vice-Presidente da Fundação Professor Fernando de Pádua
Foi Presidente do 12º Congresso da European Union Geriatric Medicne Society, que se realizou de 5 a 7 de Outubro de 2016 em Lisboa, integrado na semana Healthy Living/Healthy Ageing organizada pela Câmara Municipal de Lisboa
Foi Coordenador Científico, na Direcção Geral de Saúde, da equipa que elaborou as Normas Clínicas para a Prevenção de Quedas na Criança, no Adulto e no Idoso, a publicar em 2017
Foi Coordenador da Consulta Multidisciplinar de Geriatria do Hospital CUF Descobertas desde Abril de 2016
Foi agraciado com a Medalha de Mérito Social – Grau Ouro, pela Associação Nacional de Gerontologia Social, em Maio de 2023. Recebeu a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos, em Novembro de 2024. Foi premiado, com o Prémio Carreira, na categoria Medicina, na 4ª Edição dos Prémios da Cultura Júlio César Andrino, em 2025.